CAFÉ COM CIÊNCIA: SEMED REALIZARÁ LIVE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

0

Arte Divulgação

A Coordenação de Apoio e Incentivo à Iniciação Científica (CAIIC) estará realizando no próximo dia 11 de fevereiro, (quinta-feira), a live CAFÉ COM CIÊNCIA, que se constitui num espaço de diálogo entre meninas estudantes e mulheres cientistas, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Para este momento, contamos com a participação das cientistas:

1 – Josineide da Costa Paixão – Professora da Educação Básica e Doutora em Biologia dos Agentes Infecciosos Parasitários/UFPA. Atuou na pesquisa de um metabólito, uma substância extraída de um fungo que tem potencial de ativar as células do sistema imune humano e têm atuação na destruição do parasita que ocasiona a doença conhecida como Leishmaniose.

As pesquisas desenvolvidas na Educação Básica no município apontaram a eficácia do caju no combate às atividades virais, conforme artigo publicado em revista internacional especializada da área, em 2020.

2 – Francielly Rodrigues Barbosa – Aluna cientista, que concluiu o Ensino Médio no ano de 2019. Tem 18 anos. Já recebeu mais de 20 premiações nacionais e internacionais com o projeto que estuda a aplicabilidade do carvão do caroço de açaí na construção civil. Foi convidada para apresentar seu projeto no D-Lab, um dos mais importantes laboratórios do MIT. Participou do International Innovatin Expirience 2018. Atualmente, seu projeto tem parceria com a FAU-USP (Universidade de São Paulo) e a UEPA (Universidade do Estado do Pará). Através do projeto, ganhou uma bolsa de estudo para uma escola de línguas na Irlanda. Atualmente trabalha na Diretoria do Clube de Ciências de Moju e como monitora voluntária no programa OBMEP na Escola.

3 – Karla Luanny Rodrigues – Aluna cientista, cursando o 1° ano do Ensino Médio. Tem 15 anos. Recebeu mais de dez premiações em dois anos com o projeto que estuda a utilização de matérias-primas amazônicas na produção de cosméticos, sendo duas vezes premiada com o primeiro lugar na FEICITI, nos anos de 2018 e 2019. Foi credenciada para participar da FEBRACE-USP, São Paulo, a maior feira científica do país e MOCITE, que é realizada em Alagoas. Em 2019 apresentou seu projeto na Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí. Karla Luanny Já foi também premiada 16 vezes como aluna nota dez por seu bom desempenho nas atividades escolares.

Texto: CIIC/Ascom

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade