LIVE CELEBRA FOLIA DE REIS EM IGARAPÉ-MIRI

Apresentação da equipe de músicos / Foto: Francisco Fonseca

A Secretaria Municipal de Cultura através do Conselho de Cultura realizou no último dia 6 de Janeiro, uma live no Facebook alusiva à comemoração do Dia de Reis. A atividade faz parte do calendário cultural da nova gestão e homenageou o grupo de música “Banguê da Ilha” do saudoso Mestre Socó.

A Folia de Reis é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nascimento do Messias, até a hora em que encontram o Deus-Menino na lapinha.

Durante a transmissão, o repertório foi contemplado com músicas e manifestações artísticas tradicionais da nossa região, entre elas o banguê, com composições de artistas locais como o Mestre Socó junto com seus parceiros de muitos anos, os quais formaram o grupo batizado “Banguê da Ilha”.

Mestre Socó faleceu no ano de 2013, deixando dois CDs gravados com composições próprias. Seus familiares resolveram não deixar morrer a tradição do Banguê do Mestre Socó, saindo nas ruas de Igarapé-Miri no período da Folia de Reis, fortalecendo assim a manutenção da Cultura de da Terra do Açaí.

Texto: Ascom – Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri, com informações Prof. Patrich Depailler.

Criança mostrando a arte de tocar instrumento de percussão / Foto: Francisco Fonseca