SAÚDE COM AGENTE: NOVO PROGRAMA VAI CAPACITAR AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS EM IGARAPÉ-MIRI

O Prefeito Roberto Pina assinou na noite de ontem (3), adesão do município de Igarapé-Miri ao Programa Saúde com Agente. Trata-se de uma iniciativa que tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos mirienses, por meio da qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Por meio do programa, serão ofertados cursos direcionados aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Vigilância em Saúde), onde esses profissionais serão capacitados em procedimentos que agora passam a fazer parte da rotina e funções da categoria, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão.

Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros.

Sobre a formação
Os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho, mediado por um preceptor – e também na modalidade de ensino à distância (EAD), mediado por um tutor. Os cursos oferecidos na modalidade EAD, ocorrerão por meio de teleaulas, aliadas a atividades presenciais no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam.

Texto: Ascom, com informações Ministério da Saúde.