A eleição do Conselho Municipal de Saúde de Igarapé-Miri foi realizada na última terça-feira (27) e definiu as entidades e os representantes que irão compor o colegiado responsável pela atuação no biênio 2026–2027.
Após o processo eleitoral, as entidades eleitas encaminharam os nomes dos conselheiros titulares que passarão a integrar o Conselho. Ao todo, o órgão será composto por 24 conselheiros, obedecendo ao critério de paridade estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que garante a representação equilibrada entre usuários, trabalhadores e gestores/prestadores de serviços de saúde.
A composição do Conselho ficou definida da seguinte forma:
-
12 conselheiros representantes dos usuários da saúde, correspondendo a 50% das vagas;
-
6 conselheiros representantes dos trabalhadores em saúde, equivalentes a 25%;
-
6 conselheiros representantes do segmento gestor/prestador de serviços de saúde, também com 25% de participação.
Durante a eleição, também foi definida a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Igarapé-Miri, que estará à frente das atividades no mandato de dois anos (2026–2027). A diretoria ficou composta por:
-
Presidente: João Batista da Costa Pinheiro, representante da Paróquia de Sant’Ana;
-
Vice-presidente: Osvaldo Sanches de Brito Neto, representante do SINDSAÚDE;
-
1º secretário: Mauro Benedito Pinheiro Pantoja, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA);
-
2º secretário: Raimundo Moraes Franco, representante da Associação AMOLAR.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão permanente e deliberativo, responsável por garantir a participação da sociedade na formulação, no acompanhamento e na fiscalização das políticas públicas de saúde, fortalecendo o controle social e a gestão democrática do Sistema Único de Saúde no município de Igarapé-Miri.
Texto: Mosconi Miranda – SEMSA/IEC
